sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Segunda etapa do Projeto Sonora Brasil no Palco Giratório

A segunda etapa do Projeto Sonora Brasil do Departamento Nacional do SESC, que é realizado em parceria com o SESC Paraíba, traz à Campina Grande os violonistas Henrique Annes e Marcelo Fernandes. A apresentação será nesta sexta-feira (18), às 18h, no Auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UFCG), em Bodocongó.

A 12° edição do Sonora Brasil traz a público um panorama da obra violonística do país nas últimas décadas. São oito intérpretes da obra de compositores das cinco regiões onde estão localizados seus estados.

Na primeira etapa desse ano apresentaram-se no evento Daniel Wolff, do Rio Grande do Sul, e João Pedro Borges, do Maranhão. Este projeto busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical.

HENRIQUE ANNES - Henrique Annes nasceu em Recife, foi testemunha e agente histórico da tradição violonística de Pernambuco e aprendeu sozinho a tocar o instrumento. Possui Licenciatura Plena em Música e Bacharelado em Violão pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Foi professor de violão do Conservatório Pernambucano de Música durante 37 anos. Participou de algumas Orquestras e em 1985 fundou a Oficina de Cordas de Pernambuco. Fez turnê pelo Sul da Geórgia e outras cidades norte-americanas e desenvolveu estilo próprio, à luz de seus mestres como fonte de inspiração.

MARCELO FERNANDES - Marcelo Fernandes, Bacharel em Violão e Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo, participou de diversos cursos nacionais e internacionais e venceu vários concursos de interpretação instrumental. Há mais de dez anos, empreende carreira internacional, tendo realizado recitais e masterclasses em vários países.

Recentemente lançou seu primeiro disco solo, Música Latino-americana para Violão. Atualmente é doutorando em musicologia junto ao Departamento de Música da USP e docente efetivo da UFMS.

PALCO GIRATÓRIO - Esse evento acontecerá paralelo ao Festival Palco Giratório, que desde o dia 01 de setembro traz oficinas e atrações teatrais, musicais e apresentações de dança, e prossegue até o dia 30 deste mês. Mais informações pelos telefones 3341-5800, pelo blog www.sesccultural.blogspot.com, ou no Setor de Cultura do SESC Centro, localizado a Rua Giló Guedes, 650, Santo Antônio.

"Rasif”, Sonora Brasil e 7 Notas são os destaques do Palco Giratório

Opções para todos os públicos e gostos. É isso o que o I Festival Palco Giratório SESC Paraíba estará proporcionando ao público campinense nesta sexta-feira (18).

Desde as apresentações musicais até o espetáculo da noite, a cultura estará espalhada nos diferentes pontos de Campina Grande.

Dando início a programação, a partir das 17h, acontecem as apresentações do Projeto 7 Notas, na Praça da Bandeira. Robson Bass, com composições de sua autoria, e o repertório instrumental, da banda Finessi Musical, estarão animando o fim de tarde dos campinenses.

Logo após, às 18h, será a vez do Projeto Sonora Brasil, que trará a Campina Grande os violonistas Henrique Annes, de Pernambuco, e Marcelo Fernandes, do Mato Grosso do Sul.

Com o tema “Violão Brasileiro”, serão interpretadas obras de compositores que contribuíram para a afirmação do violão como instrumento representativo da cultura musical brasileira.

A apresentação será no auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a entrada será 1 kg de alimento não perecível.

Encerrando o décimo oitavo dia de programação do Festival, a peça pernambucana ‘Rasif – Mar que Arrebenta’ estará no palco do Cine Teatro do SESC Centro, a partir das 20h.

Este espetáculo é baseado em doze dos dezessete contos do livro ‘Rasif, Mar que Arrebenta’, do autor pernambucano Marcelino Freire. Os textos de Marcelino, em sua maioria monólogos em tom de desabafo, são transpostos quase que totalmente na íntegra para a cena.

Os ingressos para o espetáculo que se apresenta no Cine Teatro do SESC Centro custam R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (comerciários, dependentes e estudantes), crianças com idade inferior a 10 anos, idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência não pagam ingresso.

OFICINAS - Paralelamente aos espetáculos e à música, teve início nesta sexta-feira (18), a Oficina Circense, ministrada por Chenar Silva. Esta oficina tem continuidade até o próximo dia 23. Além desta, mais três oficinas estarão acontecendo durante os próximos dias.

Ainda continuam abertas as inscrições para a oficina "Teoria e Prática no Teatro de Animação", que acontecerá no dia 25 de setembro. A taxa de inscrição é de 1kg de alimento não perecível.

MAIS INFORMAÇÕES - O I Festival Palco Giratório SESC Paraíba é promovido pelo Departamento Nacional do SESC em gestão compartilhada com o SESC Paraíba. Mais informações pelos telefones 3341-5800, pelo blog www.sesccultural.blogspot.com, ou no Setor de Cultura do SESC Centro, localizado a Rua Giló Guedes, 650, Santo Antônio.