quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Fátima Guedes e Marco Pereira se apresentam no Sesc Centro Campina Grande


No próximo sábado, 04, o Cine Teatro do Sesc Centro Campina Grande receberá o projeto Encontros Sonoros, que traz a Campina Grande o show da cantora Fátima Guedes e do violonista Marco Pereira. O evento terá início às 20 horas e a entrada será um quilo de alimento.

O show é dividido em duas partes. A primeira é dedicada ao instrumental, em que Marco Pereira, que é Mestre em Violão pela Universidade de Paris-Sorbonne e reconhecido como um dos melhores violonistas da atualidade, apresenta seu repertório com releituras de sucessos de Baden Powell, Tom Jobim e Dorival Caymmi.

Fátima Guedes, revelação da MPB nos anos 80, entra no palco no segundo momento da apresentação, trazendo composições próprias e também clássicos de Tom Jobim, Vinícius de Morais e Dorival Caymmi. Suas canções foram imortalizadas nas vozes de grandes intérpretes como Elis regina, Maria Bethânia, Nana Caymmi, Elba Ramalho, entre outros.

O projeto Encontros Sonoros foi um dos 12 contemplados no Prêmio Circuito Funarte de Música Popular da Fundação Nacional das Artes (FUNARTE) e está passando por seis cidades nordestinas: Natal e Parnamirim (RN), Campina Grande (PB), Arcoverde, Triunfo e Garanhuns (PE).

O evento é realizado com o apoio do Sesc Paraíba. Os alimentos estão sendo trocados pelos ingressos no setor de Cultura no Sesc Centro Campina Grande, que fica localizado na Rua Giló Guedes, 650, Santo Antônio. Maiores informações pelo telefone (83) 3341-5800 ou através do blog www.sesccultural.blogspot.com.

Sesc sedia festival audiovisual Comunicurtas UEPB em Campina


Incentivar, difundir e democratizar a produção cinematográfica são fatores que vem ganhando destaque na cidade de Campina Grande durante esta semana, através da V edição do Festival Audiovisual Comunicurtas UEPB. O evento teve início na segunda-feira, dia 23, e segue até sexta-feira, 27, no Cine Teatro do Sesc Centro.

O festival tem como grande homenageado o renomado diretor de fotografia João Carlos Beltrão, que recebeu o prêmio Machado Bittencourt pela contribuição ao cinema paraibano. Atualmente, Beltrão é o mais destacado na área cinematográfica do estado, sendo requisitado tanto pelas produções locais quanto de outras regiões, e escolhido como assistente por grandes nomes da fotografia nacional, como Walter Carvalho.

O evento conta com apresentações de cinco mostras competitivas: Tropeiros da Borborema; Estalo; A ideia é...; Telejornalismo; e Mostra Brasil. Além disso, possui mostras de filmes e vídeos convidados e infantil, fora os debates, oficinas e mesas redondas.

Realizado desde o ano de 2006, o Comunicurtas a cada ano se reconfigura, atrai mais público e aumenta a quantidade de inscrições de vídeos. O evento se consolida entre os grandes festivais regionais de cinema e vídeo e no calendário de programações de Campina Grande, além de ganhar destaque no cenário nacional.

A V Edição do Festival Audiovisual prossegue até a próxima sexta-feira, 27, no Sesc Centro e no Departamento de Comunicação da UEPB, com oficinas, debates com os produtores das obras cinematográficas, exibição dos filmes durante as mostras competitivas, além de programações sociais. Para obter mais informações sobre a programação, basta acessar o site www.comunicurtas.com.br ou ligar para o número (83) 3341-5800 ou (83) 3341-0075.

Comédia ‘Comunhão de Bens’ será apresentada no Sesc Centro nos dias 28 e 29

A 9ª Cia. de Teatro irá realizar no Cine Teatro do Sesc, unidade Centro, às 20h dos dias 28 e 29 de agosto, a comédia “Comunhão de Bens”, de Alcione Araújo, com direção de Chico Oliveira e Regina Albuquerque. O espetáculo é resultado do Curso de Formação de Atores do Teatro Municipal Severino Cabral, turma 2009.

“Comunhão de Bens” é a primeira incursão de Alcione Araújo, teatrólogo mineiro radicado no Rio de Janeiro, no gênero de comédia. O texto discute o consumismo, que assola a alta classe média brasileira, a instituição do casamento e a revolução dos costumes sexuais, no início dos anos 80, a partir da relação ‘matrimonial’ de Helô e Godô.

Decidida a se separar e a encontrar de vez sua individualidade perdida, Helô inicia sua revolução particular, mudando radicalmente todos os hábitos do casal, que, motivado pela imaturidade e pela futilidade, embora separado, decide continuar morando no mesmo apartamento. Tal decisão leva ao inevitável encontro, numa madrugada qualquer, entre Helô, Godô e seus novos parceiros: Guto e Nicinha, respectivamente.

Em “Comunhão de Bens”, Alcione fala da busca, pelo ser humano, de novos modelos de vida a dois. Geralmente, as pessoas, na tentativa de se “descobrirem” ou se “acharem”, buscam fora de si o cerne da sua existência, o que obviamente vai embotando mais e mais a realidade íntima e pessoal da relação consigo mesmo e com o outro.

Ingressos antecipados podem ser adquiridos no Espaço de Dança do Teatro Municipal Severino Cabral, de segunda a sexta-feira entre 18 e 21h.