terça-feira, 4 de outubro de 2011

Sonora Brasil traz a "Banda de Congo Panela de Barro" a Campina Grande, João Pessoa e Guarabira



A tradição oral é mais uma vez o destaque na terceira etapa do Sonora Brasil, realizado pelo Serviço Social do Comércio. Desta vez, o projeto traz à Paraíba a cultura popular capixaba através da Banda de Congo Panela de Barro. As apresentações acontecem nesta sexta, 7, em Campina Grande, sábado, 8, em João Pessoa, e no domingo, 9, estaciona em Guarabira. Em Campina Grande a entrada é feita mediante a doação de dois quilos de alimentos não-perecíveis.

A Banda de Congo Panela de Barro vem à Paraíba mostrar uma das principais festividades do povo capixaba. Foto/Divulgação.
A apresentação integra a edição 2011 do projeto, que traz este ano o tema Sagrados Ministérios: Vozes do Brasil, caracterizado por um repertório vocal presente nas festividades populares em devoção a entidades religiosas em todo o país. O Sonora Brasil é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil.

As bandas de congo estão presentes em várias cidades no litoral do Espírito Santo e são a principal manifestação da tradição oral neste estado, estando relacionadas às festividades de devoção a São Benedito e outros santos. A Banda de Congo Panela de Barro inicia sua festividade no mês de dezembro, quando segue em procissão em direção à mata para a cerimônia da cortada do mastro, que é fincado com a bandeira de São Benedito no dia 25 de dezembro e fica até o domingo de páscoa, quando em nova cerimônia acontece a retirada.

O grupo é formado pelas cantadeiras Ruth Victor, Teresa Barbosa, Emília Ferreira e Maria Conceição, que se apresentam com o Mestre Valdemiro Sales e o percussionista Marcos Pereira. O repertório, que inclui 13 canções de tradição oral e de domínio público, com exceção de São Benedito, composta pelo Mestre Valdemiro Sales, são algumas das músicas entoadas na festividade.

Foto/Divulgação.
Em Campina Grande, a apresentação acontece nesta sexta-feira, 7, no Cine Teatro do Sesc Centro, a partir das 20 horas, e a entrada é feita mediante a entrega de dois quilos de alimento não perecíveis. Em João Pessoa, o grupo se apresenta gratuitamente no Teatro Ednaldo do Egypto no sábado, 8, também às 20 horas. Já em Guarabira, a apresentação, também gratuita, acontece no domingo, 9, às 16 horas, no auditório do Sesc. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3208-3158 (João Pessoa), (83) 3341-5800 (Campina Grande) ou (83) 3271-1601 (Guarabira).

Nenhum comentário: