terça-feira, 26 de abril de 2011

Sesc Centro Campina Grande abre inscrições para Oficina de Iluminação


O Projeto Oficinarte 2011 terá prosseguimento com a realização da oficina de Iluminação, que será realizada de 2 a 6 de maio, das 18 às 21 horas, no Sesc Centro Campina Grande. As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas com a doação de 3 quilos de alimento não perecível, que serão direcionados ao Banco de Alimentos do Sesc. Os projeto é voltado a comerciários, dependentes, artistas e à comunidade em geral.

A oficina será ministrada pelo iluminador e ator Napoleão Gutemberg, que já recebeu vários prêmios nacionais como iluminador de espetáculos teatrais e dança. No curso, que terá a duração total de 15 horas, serão repassadas as teorias e práticas da criação luz de espetáculos a partir da concepção do texto, trabalhando seus símbolos e signos dentro de uma ambientação que permita o espectador entrar no universo da luz dos espetáculos. 

O projeto Oficinarte iniciou em março e tem o objetivo de realizar seis oficinas com diferentes temáticas durante o ano, que possibilitem o engrandecimento do conhecimento artístico dos participantes. Estas oficinas são ferramentas nas quais são desenvolvidas técnicas rápidas e precisas que, quando aprofundadas, permitem aos seus participantes a condição de refletir e intervir na melhora da produção artística local. Para saber mais sobre o Projeto Oficinarte, CLIQUE AQUI.

Pessoas a partir de dezesseis anos podem se inscrever nas oficinas. Os interessados devem se dirigir ao Setor de Cultura do Sesc Centro Campina Grande, localizado na rua Giló Guedes, 650, Santo Antônio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3341-5800.

SESC Centro realiza a primeira oficina do 'Dramaturgia: Leituras em Cena' de 2011

Leitura Dramatizada de 'Gota D'água' - Paulo Pontes - Créditos: Thiago D'angelo
Durante os dias 9 e 11 de maio será realizado no Sesc Centro a Oficina de Técnicas para Leitura Dramatizada para o Projeto Dramaturgia: Leituras em Cena, ministrado pelo professor e diretor de teatro do Rio de Janeiro, André Paes Leme.

O curso tem o intuito de desenvolver a construção dos personagens, utilizando a análise textual como ponto de partida. No primeiro dia da oficina será focada a análise textual e seus desdobramentos minuciosos que influem na concepção do personagem, compreendendo a estrutura dos diálogos e as variações de tempo-ritmo do texto. Na terça-feira, terão início as aulas práticas, começando assim a criação do personagem analisado. E no terceiro e último dia será investigada uma possível espacialização para a cena e a concretização de uma encenação em grupo.

A oficina terá como base a obra de Guimarães Rosa A Hora e a Vez de Augusto Matraga, que conta a história violenta do problemático personagem título, um filho de coronel metido a valentão que destrata sua esposa e filha com suas inúmeras amantes. Guimarães Rosa escreveu esse clássico da literatura composto de  personagens complexos e recheados de conflitos existenciais. Um prato cheio para atores em treinamento.
Leitura Dramatizada de 'Gota D'água' - Paulo Pontes - Créditos: Thiago D'angelo
Formado no Curso de Direção Teatral na UNIRIO, André Paes Leme já realizou e encenou mais de 50 espetáculos, passando pelo teatro, ópera e concertos musicais. Entre eles Hamelin, de Juan Mayorga e releituras de obras de Nelson Rodrigues, com a peça Que o Diabo Seja Cego, Surdo e Mudo.

Para realizar as inscrições são necessários 2 quilos de alimentos não perecíveis, para serem entregues na unidade Centro, que serão doados ao Banco de Alimentos do Sesc.O Dramaturgia: Leituras em Cena é uma projeto do Departamento Nacional do SESC realizado em parceria com o Sesc Paraíba. Mais informações podem ser obtidas na unidade da Instituição, localizada na Rua Giló Guedes, Santo Antônio, 650, ou pelo telefone (83) 3341-5800.